Cantinho do Leitor – De como o povo das muódas é engraçado

31 jan

.

Muito se discute sobre os perigos da publicidade de moda, como ela engana as pessoas mundo afora e mina a autoconfiança de milhões de adolescentes em fase de desenvolvimento de personalidade e etc etc etc ok Cláudia, sentalá.

Tudo isso é muito verdade, mas temos um outro grupo de formadores de opinião que me parece muito mais perigoso: o jornalismo de moda.

Como bem disse a Srta Vodca Barata uma vez, a publicidade é honesta e diz: você não é isso, mas se você puder pagar, será.

O jornalismo de moda se disfarça de informação, de bonzinho, de serviço, e diz absurdos imperativos como “SIGA À RISCA ESSAS DICAS”, “JOGUE FORA SEU NÃO SEI QUÊ”, “VOCÊ VAI QUERER TER ESSA IT-BOLSA”, “ATUALIZE SEU LOOK”, blablablaaaargh.

Bão.

O post de hoje vem de um email da nossa musa inspiradora amigue mãe do ano leitora Débora Rossetto.

Como o texto do email tava pra lá de bom, decidi mostrar pra vocês exatamente o que ela escreveu, ipsis litteris, porque né? Se o Chic e a Glória Kalil resolverem processar alguém, que seja ela e não o Donde.

Lá vai:

.

“Bonites, estava eu aqui navegando felizona quando uma frase me revoltou (tá, nem tanto, que eu já saí da adolescência) e eu resolvi escrever pra vocês. Afinal, se eu tivesse um blog de muódas era disso que eu estaria falando (como não tenho, ESTAREI SUGERINDO):

Ei-la: ‘um streetwear urbano chic italiano’.


Primeiro: não parece aquelas definições de estilo musical que ninguém entende (se alguém entende, me explique) tipo “eletro trance funkeado downtempo minimal”? (é tão nonsense que eu nem sei inventar)
Segundo: streetwear urbano? ALGUÉM JÁ VIU STREETWEAR RURAL?

Onde a moda vai parar? Ou melhor: moda, vamos estar parando?” – Débora Rosseto

.

Bia

28 Respostas to “Cantinho do Leitor – De como o povo das muódas é engraçado”

  1. Cah 31 de janeiro de 2011 às 5:27 pm #

    Minha amiga Debra Ross é uma coisa!
    Mas vim aqui defender a classe dos jornalistas de moda hahaha quem falou essa besteirada aí de cima foi a figurinista, não a jornalista eim! Eu concordo que mais de 80% do que é escrito é só futilidades e dá uma vergonha danada em que tá tentando fazer alguma coisa séria, de verdade e com credibilidade.. Mas né, tamo aí tentando, vocês usando a moda pra fazer rir, informar e inspirar, tem coisa melhor que isso? É nóis que tá meninax!!! Besos

    • donde estás corazón? 31 de janeiro de 2011 às 5:32 pm #

      Ih Cah, você tem TODA a razão: essa história de “streetwear urbano chic italiano” foi da figurinista mesmo. Pra galera do jornalismo fica a história de “FAÇA ISSO” , “USE JÁ!” E etc etc.

      O jeito é filtrar e dar risada né?

      Beijo Cah, SUA LINDA :***

      (e ps: se junta comigo num movimento que OBRIGUE a Rossetto a ter um blog? Óbregada.)

    • ricke 31 de janeiro de 2011 às 5:32 pm #

      nunca achei que ia dizer isso, mas tô ADORANDO a Erika P. na coluna dela no site da Oi… só XOXO! acabando com a galera que pensa que é alguma coisa.

      • Moda In Foco 2 de fevereiro de 2011 às 10:45 am #

        ai mais ela suuuper pensa que é alguma coisa também neh! o ar blazé desse pessoal me enjooa!

  2. ricke 31 de janeiro de 2011 às 5:31 pm #

    acho que estamos todos crescendo e ficando críticos.

    ontem eu tava vendo o SPFW e o desfile da Coltci me deu nos nervos… ASHTON KUTCHER ENTRAR ABANANDO NO FINAL, PELOAMORDEDEUS, QUE GRITO DE DESESPERO.
    daí até escrevi no falecido blog sobre… a mesma coisa!

  3. Tata Fromholz 31 de janeiro de 2011 às 5:38 pm #

    Li exatamente essa matéria e estou até agora tentando entender que diabos é esse estilo que a personagem está usando_ que cá entre nós, é uó do borogodó [tá, pode até ser que alguma coisa seja bonita mas a atriz é tãooooo sem sal que nada fica bom nela…]

  4. marcelo 31 de janeiro de 2011 às 5:54 pm #

    Falando em definições de estilo musical que ninguém entende (se alguém entende, me explique), essa do FFW eu nunca esqueço! http://bit.ly/hAs0Wn

    • donde estás corazón? 31 de janeiro de 2011 às 5:57 pm #

      HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

    • ricke c. 31 de janeiro de 2011 às 7:44 pm #

      AAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA O HURTS É TUDO! (literalmente)

  5. Débora Rossetto 31 de janeiro de 2011 às 10:01 pm #

    NÉ?

  6. Yasmine 31 de janeiro de 2011 às 11:08 pm #

    Aquele exemplo do FFW ali em cima só pode ser zueira de quem escreveu!
    Beijo,
    Yasmine

  7. Júnior 31 de janeiro de 2011 às 11:11 pm #

    Ta, mas pq parar pra ler o “chic”?

  8. Cah 1 de fevereiro de 2011 às 5:54 pm #

    O FFW escreve em inglês!! Cruzes!
    Rick esse desfile da Colcci não tem nem o que comentar, a Bienal simplesmentou parou pra ver e tinha cada creiço gritando pra ver o tal do Ashton.. fora que eles fizeram (juro) UM TAPETE VERMELHO pros dois passarem!
    Vergonha Brasil!!

    Debra Ross tem um blog, ela que não atualiza! Atualiza mitu!

  9. Débora Rossetto 1 de fevereiro de 2011 às 8:45 pm #

    eu tenho um blog? qual, migu?

    e pelo visto tem gente que é muito chic pro chic, AFFE

  10. Júnior 2 de fevereiro de 2011 às 1:48 am #

    nao quis dizer que vc é isso ou aquilo por ler ou nao ler, so acho que a gente pode evitar sentir vergonha alheia por criaturas como gloria kalil.
    e chic eh voltar a ser linda depois de gravida.
    =*

  11. Débora Rossetto 2 de fevereiro de 2011 às 8:16 am #

    com esse elogio eu aceito encerrar a discussão (mas sou mil vezes a Kalil que a Pacce, por exemplo, e não acho que existam coisas que não mereçam ser lidas – ainda mais quando muita gente o faz)

  12. Moda In Foco 2 de fevereiro de 2011 às 10:46 am #

    amei a discussão! precisamos mais disso!

  13. Marianna 2 de fevereiro de 2011 às 11:04 am #

    Sério que eu li isso aqui? Vocês também propagam isso e adoram uma novidade vogueana.

    Sem hipocrisias, por favor.

    • donde estás corazón? 2 de fevereiro de 2011 às 12:03 pm #

      Não, Marianna, leia esse blog com atenção.

      O Donde é um espaço onde a gente fala do que a gente gosta – isso é muito diferente de ficar tentando convencer o mundo de que é tudo indispensável e necessário. Nã nã não mesmo.

      Quando a gente fala de “tendências” (e bota aspas nisso aí) inventadas, tipo “Chapelismo”, “Corujismo” e “Korovismo”, é sempre ironizando isso tudo.

      Sim, a gente adora moda, as vogues da vida, fotografia, e blablá – a gente gosta. Admira. Mas de uma maneira leve e divertida, sem ficar dando a importância que isso tudo não tem.

      Esse blog mostra a nossa opinião – e só.

      Sem stress, por favor ;)

  14. Cami 2 de fevereiro de 2011 às 12:23 pm #

    não vamos querer comparar as novidade vogueanas com essa miscelânea de adjetivos usados para definir um estilo gente! os blogs estão ai pra isso, pra mostrar, não para disseminar o que pode e o que não pode!

    adorei!

    ;*

  15. grazi 2 de fevereiro de 2011 às 1:21 pm #

    1 – DEB ROSS (agora só chamarei-a desta maneira) – EU ADMIRO!
    *principalmente por ela estar criando tão bem a minha filha ruiva, obrigada.
    2 – vogue – eu curto – mas não tenho dinheiro pra comprar nada que aparece ali, então fico deprimida e prefiro a playboy da cleo pires. tb não tenho dinheiro pra comprar nada que tem ali, mas me sinto mais feliz vendo a bunda dela. zuleika, eu sou sapatão?
    3 – seriedade – a gente não quer ver por aqui.

    beijo, posso falar com propriedade pq faço parte do elenco da novela. dúvidas? me liga que eu esclareço.

    ass: a recepcionista que faz a linha praia profissional chic sem perder a urbanidade com um toque latino e um quê de ‘reesortismo’.

    • anônimo apaixonado 2 de fevereiro de 2011 às 3:31 pm #

      Deb ross nunca deixou de ser a mais linda, delícia e sensa de la isla.

      • donde estás corazón? 2 de fevereiro de 2011 às 3:46 pm #

        Débora Rossetto – desde 2009 provocando cantadas anônimas apaixonadas na seção de comentários do Donde Estás Corazon.

  16. Rafa Korova 2 de fevereiro de 2011 às 5:54 pm #

    me amarrei em 2 pontos desse post!

    1- Debóra Rossetto e suas opiniões em pauta e seu fan clube ( orgulho!)
    2- Korovismo… movimento interessante!

    sem mais…

    • ricke 3 de fevereiro de 2011 às 11:23 am #

      é o tal do batido lance de “usar a moda, e não ser usado por ela”.
      a não ser que você seja a ADR.

      • donde estás corazón? 3 de fevereiro de 2011 às 11:38 am #

        ADR?

        Anônimo Desesperado Republicano?
        Anarquista Demente Rebolativo?
        Anão Difícil de se Relacionar?

        Não peguei :(

        .
        .
        .
        UPDATE: ADR seria Anna Dello Russo pro Ricke, ele me explicou pelo twitter. Haha!

  17. Débora Rossetto 3 de fevereiro de 2011 às 11:22 pm #

    (encabulei)

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Cantinho do Leitor – De como o povo das muódas é engraçado « donde estás corazón? -- Topsy.com - 1 de fevereiro de 2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Donde Estás Corazón?, Débora Rossetto. Débora Rossetto said: Leitora, já pro cantinho! http://bit.ly/fHhaA3 @donde_blog […]

Deixe uma resposta

