Interrompemos a nossa programação…

5 jun

Para a nota de repúdio dos Professores da UDESC:

.

A Associação dos Professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (APRUDESC) e a Associação dos Docentes da Faculdade de Educação da UDESC divulgaram nota de repúdio à ação da Polícia Militar catarinense que invadiu as dependências da universidade no dia 31 de maio para reprimir uma manifestação de estudantes contra o aumento das tarifas de ônibus em Florianópolis. A nota das duas entidades afirma:

Na noite de 31 de maio, frente a uma manifestação de estudantes na entrada principal do campus da UDESC no Itacorubi, contrária ao aumento das tarifas de ônibus urbanos na capital, uma ação da Polícia Militar, sob o comando do tenente-coronel Newton Ramlow, resultou na agressão, no espancamento e na detenção de pessoas, com invasão do campus da UDESC.

Apesar da alegação de “garantia da ordem e do direito de ir e vir dos cidadãos”, o aparato policial, paradoxalmente, prejudicou o fluxo de veículos, confinou os estudantes dentro do campus e promoveu uma sucessão de atos de violência e brutalidade. Policiais armados de cassetetes, arma taser, gás pimenta e cães criaram um confronto desigual e inadmissível em contraste com os manifestantes, que promoviam uma passeata pacífica, fundamentada em uma postura de cidadania legítima e coerente com o que se espera de acadêmicos críticos e preocupados com os problemas da cidade em que vivem, entre eles, o estado vergonhoso do transporte coletivo de Florianópolis.

Este lamentável acontecimento foi presenciado por vários professores, que tentaram inutilmente mediar a situação, cujas conseqüências podiam ser vistas no terror dos estudantes acuados, temerosos diante da truculência dos policiais envolvidos. A ADFAED – Associação dos Docentes da FAED e a APRUDESC – Associação dos Professores da UDESC consideram que o acontecido envolveu uma dupla violência: contra os manifestantes e seus direitos de livre expressão e associação, e contra a Universidade, cujo dever é justamente o de promover o debate, a reflexão, a crítica e o respeito aos direitos civis.

Repudiamos, pois, a invasão do campus da UDESC pela PM bem como as agressões cometidas contra os estudantes, e exigimos que as autoridades competentes atentem a seus deveres constitucionais, como requer um Estado democrático e de direito.

Lamentável, lamentável.


.

Julie

Anúncios

5 Respostas to “Interrompemos a nossa programação…”

  1. donde estás corazón? 5 de junho de 2010 às 2:52 pm #

    Motoristas e cobradores fazem greve quando eles querem, acabando com o meu “direito de ir e vir” e nunca vi eles tomando choque. ¬¬

    Iron Man fecha e atrapalha o trânsito e nunca vi PM dando porrada em nenhum deles.

    Sem falar naquelas procissões que tem tapetinho de areia colorida na rua e não dá meeeesmo pra sair do bairro e por aí vai.

    Mas sou só uma estudante da UDESC, o melhor que eu faço é ficar quieta porque pelo jeito a ditadura tá voltando…

  2. Jr 5 de junho de 2010 às 2:59 pm #

    tenho NOOOOOOJO³

  3. Hana 5 de junho de 2010 às 10:29 pm #

    pra bater na galera que tá protestando contra o aumento do passe tem pm pra lá e pra cá
    pra cuidar da segurança nos pontos de onibus e nos terminais cadê?!
    inaceitável isso… tá cada vez pior!
    nossa, dá muita raiva

  4. Kari 6 de junho de 2010 às 8:31 pm #

    diante de tudo isso… a piada é a iniciativa descarada da prefeitura (partidários de Dário e afins)… demascarar a situação alarmante do transporte público lançando o concurso: este terminal é uma passarela!!! gente sinto minha inteligência subestimada… pra quem quiser dar risadas… ou chorar de tristeza pq é pura real…

    http://wp.clicrbs.com.br/rbstvmais/2010/05/22/esse-terminal-e-uma-passarela/?topo=77,2,18,,,77

  5. 2manyparties 7 de junho de 2010 às 2:35 pm #

    guardadas as devidas proporções, é como na HQ do Pedro Franz, “Promessas de Amor a Desconhecidos Enquanto Espero o Fim do Mundo”. precisamos de um “Jolly Roger”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: